Equitação

A equitação é a arte de saber andar á cavalo.

  • Pode ser uma arte;equitacao
  • Uma atividade de lazer;
  • Um esporte;
  • Uma forma de transporte.

Benefícios

Os benefícios da Equitação são similares aos da Equoterapia, sendo ganho de auto-estima, tônus muscular e socialização. O mais importante de todos, a amizade verdadeira entre cavaleiro e cavalo.

Programa de aulas de equitação Equovita

O método de equitação desenvolvido tem como objetivo dar ao aluno conhecimento para cavalgar com segurança, controle e dentro dos padrões de bem estar para os cavalos.

Este se divide em fases de acordo com o ritmo e a experiência prévia individual. Nosso programa é o primeiro a associar as aulas práticas de equitação com conhecimentos teóricos de fisiologia, biomecânica, manejo e bem estar dos cavalos, tornando nossos cavaleiros e amazonas pessoas conscientes e preparadas para uma convivência saudável com os animais.

As fases são:

1. Equilíbrio:

Prática: Exercícios para desenvolvimento muscular, postural e relaxamento em cima do cavalo, em suas diferentes andaduras.

Cuidados gerais com os animais antes e após montar (escovar, limpar cascos, colocação de selas e protetores, etc…)

Teórica: Como funciona o equilíbrio do cavalo e a influência do peso do cavaleiro, importância do adestramento e manejo através de reforços positivos, noções básicas de fisiologia e comportamento.

2. Controle

Prática: Exercícios de mudanças de direção, figuras de picadeiro, pequenos obstáculos, transição de andamentos, início do trabalho reunido.

Alongamentos para o cavalo montado e desmontado, condução do cavalo no chão, introdução de novos objetos e situações para o animal.

Teórica: Comportamento dos equinos equestres, alimentação dos equinos, cuidados profiláticos no dia a dia, modalidades equestres.

3. Adestramento básico

Prática: O trabalho reunido, controle de impulsão, transições dentro das andaduras, exercícios laterais.

Teórica: influência dos tipos de piso na saúde dos equinos, fisiologia do exercício e equilíbrio do cavaleiro aplicado a diferentes modalidades equestres, material de equitação diferenças e utilidades (selas, bridões, freios, etc…).

4. Aperfeiçoamento

Prática: Ginástica de salto, exercícios combinados, reprises e percursos, confiança e sensibilidade na percepção dos movimentos do cavalo, colocação de ligas de descanso e trabalho.

Teórica: Alimentação dos equinos, práticas de bem estar voltada aos cavalos de esporte, limpeza de material de equitação “horsemanship”.